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Como criar conteúdos que geram compartilhamentos no Instagram: dicas da +presença e do boss do Instagram

Foto do escritor: Mariana OliveiraMariana Oliveira
Como criar conteúdos que geram compartilhamentos

Você já deve ter notado que o Instagram está cada vez mais focado em estimular o compartilhamento de conteúdos via mensagens diretas (DMs). Recentemente, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, destacou que os criadores devem priorizar a criação de conteúdos que sejam dignos de serem compartilhados. Vamos entender como aproveitar essa tendência para aumentar o alcance da sua marca!


Estratégia de conteúdo: o que é importante para a sua marca?

Antes de mergulhar nas dicas práticas, é crucial entender que cada marca tem objetivos diferentes ao utilizar o Instagram. Nem todas precisam focar em viralizar ou obter o máximo de alcance. A criação de conteúdos compartilháveis deve ser uma prioridade somente se isso estiver alinhado com sua estratégia de conteúdo. Se o objetivo da sua marca é construir uma comunidade engajada, oferecer suporte ao cliente ou destacar produtos de nicho, a abordagem pode ser diferente.


Texto ESTRATÉGIA

Por que o compartilhamento é importante?

Com mais usuários interagindo via DMs do que com posts no feed, o Instagram está incentivando conteúdos que motivem as pessoas a usar o botão "Enviar" e compartilhá-los com amigos. Segundo Mosseri, “não force, mas pense em criar conteúdos que as pessoas queiram enviar para alguém que se importam.”


Adam Mossari falando sobre o Instagram
Clique na imagem para ver o vídeo.

Como criar conteúdos que geram compartilhamentos?

Um estudo da Harvard Business Review, que analisou respostas a 65.000 artigos em sites de notícias, revelou que provocar uma resposta emocional é crucial. E não estamos falando apenas de qualquer emoção.


Aqui estão os detalhes:


Emoções de alto impacto

  • Comentários: conteúdos que evocam emoções intensas, como raiva e medo, geralmente geram muitos comentários. Isso se deve ao impacto imediato e à necessidade de reação.

  • Compartilhamentos: para aumentar o compartilhamento, foque em emoções que transmitam controle, como inspiração e admiração. Essas emoções incentivam os usuários a compartilhar conteúdos positivos, o que também os faz parecerem bons aos olhos de quem recebe.


É quase um divertidamente versão turbo. Emoções mandam!


Dicas práticas para seus conteúdos

  • Conteúdo interessante: crie posts que sejam interessantes para o seu público, solucionando problemas e dores com clareza e de forma instigante.

  • Humor e surpresa: conteúdos engraçados e surpreendentes têm grande potencial de compartilhamento. Memes, tirinhas e vídeos humorísticos são opções.

  • Elementos visuais atraentes: utilize imagens e vídeos de alta qualidade. Cores que façam um reforço de marca e designs atraentes fazem seu conteúdo se destacar e ser mais compartilhável.

  • Conteúdo autêntico: seja genuíno e mostre a personalidade da sua marca. Autenticidade cria conexão e confiança com o público.


Implementando essas estratégias

No universo dinâmico do Instagram, é essencial adaptar-se às novas tendências. A Meta, empresa controladora do Instagram, está buscando promover experiências mais positivas para os usuários, diluindo conteúdos políticos e de notícias para focar em elementos positivos.


Estratégia personalizada

Se a sua estratégia de conteúdo não requer necessariamente o foco em compartilhamentos, tudo bem! Cada marca deve alinhar suas ações ao que realmente importa para o seu crescimento e relacionamento com a audiência.


Para se destacar no Instagram, a chave é criar conteúdos que ressoem emocionalmente e que as pessoas queiram compartilhar. Seja inspirador, engraçado e autêntico. E lembre-se, na +presença, estamos aqui para ajudar a sua marca a navegar por essas mudanças com estratégias criativas e que fazem sentido para o universo da sua marca.


Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos transformar sua presença digital! 📈✨


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